Título: Quando o amor bater à sua porta
Autor: Samanta Holtz
Gênero: Romance
Ano: 2016
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 304
Skoob:Adicione.
Compre: Amazon
Cortesia: Livro recebido em parceria com a Editora.

Sinopse:Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu.
Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso.
Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade.
O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja.
Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer.
A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.


Malu Rocha é uma escritora famosa, com diversos romances lançados e todos com uma recepção maravilhosa tanto pelo público quanto pela crítica. Com apenas 29 anos, Malu leva uma vida até bem tranquila, em uma rotina milimetricamente cronometrada desde o momento em que acorda até sua noite de sono. Ao se levantar faz sua pedalada diária em um mesmo percurso, e em determinados dias da semana visita seu avô que vive em uma casa de repouso da região. Sua vida mantinha o ritmo que a escritora gostava, dentro de uma zona de conforto favorável a seus hábitos. Mas parece que o universo não está exatamente conspirando a favor de Malu. Primeiro uma pergunta desagradável em uma coletiva de imprensa que abala as estruturas da escritora. Mas esse não é o pior... O que vem a seguir é que começa a mexer, de fato, com a vida da jovem. Um estranho bate à sua porta e alega que, após sofrer um grave acidente, está totalmente sem memória, e só tem as seguintes informações: seu nome é Luiz Otávio Veronezzi, e está ligado de alguma forma à escritora Malu Rocha.
A premissa de Quando o amor bater à sua porta inspira romance, assim como seu nome, e talvez lhe deixe com aquele medinho de encontrar o costumeiro clichê em suas 300 páginas. Mas a verdade é que Samanta Holtz soube surpreender, mesmo que com um toque de clichê. Há muito queria ler algo da autora, e vinha namorando as sinopses de seus livros, eis então que surge a oportunidade de conhecer o trabalho de mais uma incrível autora nacional. Preciso confessar que não estava preparada para sentir tudo que senti enquanto lia um “simples” romance. Gostaria de lembrar aqui que não sou adepta de páginas muito açucaradas onde o romance é o foco principal, e acredito que é exatamente por isso que fiquei encantada com esse livro. Holtz fez bem mais que uma história romântica, ela trouxe para as páginas do livro, uma personagem com muito maisque um amor para encontrar. Além disso, achei bem interessante que a protagonista é uma escritora, coisa que não é muito comum. Ultimamente temos tido uma visão de leitores vorazes dentro dos livros, o que é ótimo também, mas essa mudança de ponto de vista foi maravilhosa! E não estou afirmando que todos os escritores são como a Malu em sua forma de trabalhar, digo que gostei da ideia de termos uma personagem escritora e de como ela foi feita.

“É preciso ter paciência e persistência, como em qualquer carreira artística, porque escrever é como acender fogo na Idade da Pedra; você bate as rochas várias vezes e, no começo, nada acontece. Se seguir em frente, em algum momento, a faísca sai. Aí, é só aproveitar o calor do fogo.”

Uma das coisas que mais me chama a atenção em um livro, é a forma como um personagem se desenvolve ao longo da história. E Samanta trouxe isso para seu livro de uma forma muito clara. Malu é uma mulher no começo da história e muda tanto, e de um jeito tão real, que me senti quase uma amiga da personagem. A narração em terceira pessoa não deixou a desejar, tive um vislumbre maravilhoso dos sentimentos da protagonista.
Mas vamos falar também sobre os outros personagens, não é?!Holtz não deixou que nenhum coadjuvante ficasse sem brilho, todos tiveram seus momentos, e mesmo que ali no fundo, sem parecer chamar a atenção, eles foram me cativando. Ah, que delícia ter conhecido o avô de Malu, sua secretária doidinha, e o Luiz Otávio...! Além de diversos outros que por vezes davam o ar da graça na rotina de nossa protagonista.
Para complementar ainda mais a experiência de imersão na leitura, Samanta Holtz colocou, logo no início do livro, uma lista com uma música para cada capítulo, e disponibilizou a playlist completa no Spotify. Gosto bastante de ler com música, e sei que alguns não tem esse hábito, ou não conseguem se concentrar, mas aos que estão acostumados, eu super recomendo ouvir as músicas a cada capítulo. A escolha está simplesmente perfeita!



Quando o amor bater à sua porta é um romance cativante, que trata sobretudo da busca interior, sobre se encontrar no mundo e dentro de nós mesmos. Nesse livro, Samanta nos presenteia com uma história tão bem descrita que os sentimentos são quase palpáveis. As descobertas, a vida amorosa e o crescimento pessoal de Malu ante todos os acontecimentos foi feito de uma maneira realmente boa, que me deixou presa ao enredo, querendo saber o que e como aconteceria. Além disso, estou encantada com a escrita da autora e quero muito ler outros livros de sua autoria. Por agora, recomendo muito esse lançamento da Arqueiro!

“- A vida é feita dos momentos que vivemos. Se serão eternos ou passageiros, depende apenas da importância que damos a eles. “














13 Comentários

  1. Legal esse enredo. Eu também não curto só um romance açucarado, mas quando ele agrega outros fatores e um cuidado com os personagens para que não pareçam vazios e saídos de conto de fadas, pode sim, me agradar. Muito legal a ideia de colocar a playlist, tive essa experiência em outro livro que ia citando músicas e fui ouvindo, foi bem legal. Muito boa dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  2. Oie
    A autora é super fofa, já encontrei com ela em algum eventos.
    Os livros dela também são agradáveis de ler.
    Gostei da sua resenha e tb concordo que a autora soube surpreender.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Já ouvi falarem muito bem do livro, e a cada resenha fico mais animada pela leitura! Estou muito curiosa pra saber como vai se desenvolver o romance entre Malu e Luiz rsrs
    Ótima resenha!
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, já li outras resenhas elogiando esse livro e acho a premissa dele muito interessante, e quando li fiquei curiosa para saber de onde surgiu esse tal de Luiz, o que ele tem a ver com a Malu, porque ele só lembra dela, qual a importancia dela na vida dele, enfim, são muitas questões que surgem na minha cabeça, e sua resenha só instigou a minha curiosidade. Com certeza lerei em breve. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oiii Aline, tudo bem?
    Menina eu tnho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, parece ser aquelas histórias emocionantes que nos tocam e não nos deixam dormir mesmo, parabéns pela resenha e dica super anotada.
    Bejinhos

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro que deixa os leitores naquele momento de reflexão, tinha visto até esses dias atrás na biblioteca, na sessão de novidades. Mas agora que li sua resenha e me interessei por essa obra, vou lá amanhã ver se encontro e pegar emprestado.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Tenho lido muitas resenhas positivas sobre esse livro o que está me animando demais a lê-lo. Adoro um bom romance e esse parece ser muito bem escrito e elaborado sem falar que estou louca de curiosidade pra saber de onde surgiu o Luiz e qual a ligação dele com a Malu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Recentemente, li esse livro e adorei! Já conhecia a autora e já tinha lido um outro livro dela, e apesar de ter gostado super dessa história, Renascer de um outono me tocou mais <3 além de ter um cantinho especial no meu coração.
    Quando o amor bater à sua porta foi uma leitura muito agradável e envolvente, já quero ler os outros livros da autora.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Também fazia tempo que eu queria ler algo da autora e também tive a oportunidade de conhecer a escrita dela através desse livro, e fui muito surpreendida! Amei a narrativa, amei os personagens, realmente é muito nítido o crescimento da Malu e o Luiz Otávio achei espetacular! Me diverti muito com a Rebecca! É um romance realmente cativante que acho que todo mundo devia ler.

    ResponderExcluir
  10. Oie
    esse livro é muito lindo, li recentemente adorei a escrita da autora e a história em geral, foi uma leitura muito gostosa, muito legal sua resenha e que bom que gostou tanto

    Beijios
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline que resenha simplesmente linda...
    Eu não conhecia a história do mesmo, mas acho que é aquele tipo de livro que eu realmente preciso ler haha
    O ganhei de cortesia do skoob e inclusive ele já chegou. Espero conseguir lê-lo em breve.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. i
    Adorei a resenha! E como já estava super com vontade de ler esse livro agora ficou impossível não comprar! Estou muito encantada por esse trabalho, desde a capa, passando pela sinopse e todas as resenhas positivas, tenho aquela sensação que o livro vai ser perfeito para o meu gosto! Preciso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Querida Aline,

    Por onde começar a comentar essa resenha tão, tão linda??? :)
    Fico muito feliz em saber que amou a leitura e que o livro a surpreendeu positivamente! Pois é, romances podem tender a cair em clichês que entediam o leitor, e eu gosto de buscar novos caminhos justamente para levar mais do que uma história de amor, apenas :) Que bom saber que você percebeu (e aprovou!) isso!!

    Muito obrigada por dividir sua opinião aqui com seus leitores!

    Beijo enorme no coração,
    Sam :*

    ResponderExcluir